Na corrida pelo acesso 4G, consultoria vê vantagem do WiMax na competição com LTE pelo pioneirismo dos planos comerciais.
O WiMax leva vantagem sobre a LTE como padrão mais popular para acesso móvel à internet nos próximos anos dado o pioneirismo no investimento em redes do tipo, segundo estudo da consultoria In-Stat divulgado nesta quarta-feira (25/02).
Ainda que o investimento em redes WiMax venha se arrastando nos últimos ano dado seu potencial de conectividade, com poucas iniciativas reais de planos de acesso comerciais disponíveis em países como Estados Unidos e Coréia, o fato de operadoras considerarem investimentos do tipo colocam o WiMax em vantagem.
"O WiMax móvel já tem planos comerciais, enquanto a LTE não estará disponível comercialmente até o final de 2009", nota a consultoria, que prevê ainda que ambas as tecnologias deverão tomar caminhos diferentes.
O WiMax já começa a se posicionar como uma tecnologia usada por empresas de banda larga como uma forma de ampliar seus domínios e oferecer outras formas de conectividade, em pontos fixos, na sua maioria, para seus clientes.
Já o LTE, afirma a consultoria, vem sendo encarada como uma aposta das operadoras para preencher "buracos" registrados dentro de suas redes telefônicos, aumentando também o alcance de seus serviços para usuários que navegam online.
Sigla de Long Term Evolution, a LTE é um padrão de troca de dados em redes telefônicas que apresenta evoluções no padrão UMTS principalmente no que diz respeito a novos usos para espectro. Tecnicamente, a tecnologia permite navegação com velocidade de até 326 Mbits em até 100 quilômetros de distância.
Até 2013, a consultoria espera que a LTE alcance cerca de 23,1 milhões de assinantes pelo mundo, enquanto, simultaneamente, o número de PCs vendidos com acesso WiMax chegue a 82 milhões de unidades.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário