O Blog Oi Sampa agora é BLOG Oi Brasil! Muito mais informação pra você!!!

sábado, 29 de novembro de 2008

Portabilidade: Serviço fica disponível em 13 capitais

Mais nove milhões de usuários de telefonia fixa e móvel terão acesso à portabilidade numérica a partir desta segunda-feira (1º/12), na última etapa de 2008 da implantação gradual do serviço que permite a troca de operadora com a manutenção do número de identificação do telefone. O calendário será retomado no dia 8 de janeiro com a adoção da portabilidade para mais 15,2 milhões de usuários em novos sete DDDs.

Nesta segunda-feira (1º/12) a portabilidade numérica chegará a mais quatro DDDs, entre os quais outras duas capitais, alcançando 13 em todo país. Ao lado das capitais Salvador(BA), Porto Velho(RO), Campo Grande(MS), Goiânia(GO), Vitória(ES), Teresina(PI), Natal(RN), Rio Branco(AC), Florianópolis(SC), Fortaleza(CE) e São Luís(MA) passam a usufruir da portabilidade os moradores de Maceió(AL) e João Pessoa(PB), respectivamente nos DDDs 82 e 83 que começam a oferecer o serviço.

Além dos moradores das localidades abrangidas pelos DDDs 82 e 83, também começam a usufruir da portabilidade os usuários de telefonia servidos pelos DDDs 12 e 13 (SP). Nesta sexta fase de implantação do novo serviço serão 59,6 milhões os usuários de telefonia com acesso à portabilidade no País, os quais representam 33% do total de assinantes que terão o serviço até março de 2009.
O presidente da Entidade Administradora da portabilidade numérica no Brasil, José Moreira, da ABR Telecom, inclui entre os fatores de sucesso da implantação do serviço, o cumprimento rigoroso do calendário estabelecido para este ano. “Serão, ao todo, 14 etapas de implantação da portabilidade para cobrir o território nacional. Estamos entrando na sexta etapa com ótimos resultados de desempenho, provenientes de uma solução tecnológica robusta, madura, utilizada em grandes mercados internacionais e que foi customizada para a realidade brasileira”, observa.


Moreira lembra aos novos usuários que poderão se beneficiar da portabilidade a partir desta segunda-feira que o serviço deve ser solicitado dentro do mesmo DDD e de serviço móvel para móvel ou serviço fixo para fixo. Ele também esclarece aos usuários que a solicitação de portabilidade deve ser feita, pelo titular do telefone fixo ou móvel, junto à operadora para a qual ele quer migrar. “São detalhes que fazem uma grande diferença na satisfação do usuário de telefonia que planeja fazer sua portabilidade”, declara.

Totais Brasil – São quase 100 mil os pedidos de portabilidade numérica somadas as solicitações nos 26 DDDs que já dispõem do novo serviço. Os oito integrantes da primeira etapa de implantação, iniciada em setembro, respondem por 85,4% dos pedidos de transferência realizados até o dia 27 de novembro.

A Base de Dados de Referência (ABDR) da ABR Telecom mostra que, no grupo dos primeiros beneficiados, o DDD 62 - que abrange a capital de Goiás e outras 133 cidades -, já registrou 25.085 solicitações de portabilidade, das quais 56,2 % (14.112) originadas de usuários de telefones fixos e 43,7% (10.973) de móveis, no período de quase três meses em que vigora o serviço. O DDD 43, que serve à região de Apucarana, no Paraná, é outra área que mostra o benefício do novo serviço ao usuário. Nessa região, 15.224 solicitações de portabilidade estão registradas na base da ABR Telecom. Com volumes próximos de pedidos estão os DDDs 67, da capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande e o 27, da capital do Espírito Santo, Vitória. As solicitações de portabilidade são 12.403 e 12.268 respectivamente. Em ambas capitais os pedidos de transferência de usuários de telefonia móvel superam os de fixa.

Desde o dia 1º de setembro, de acordo com a Base de Dados de Referência da ABR Telecom, 97,6 mil usuários de telefonia fixa e móvel, no Brasil, solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desse total, 61% (59.240) são pedidos de usuários de telefonia móvel e 39% (38.401) de telefonia fixa.

Quanto às transferências concluídas, desde a implantação da portabilidade, há quase 90 dias, 57,3 mil usuários já estão utilizando novas operadoras de telefonia e se comunicando pelo mesmo número de telefone nos DDDs em que o serviço já está implantado. Desses, 60% (34.168) são usuários de telefonia móvel e 40% (23.207) assinantes de telefonia fixa.

Transferências da semana – A quinta etapa de implantação da portabilidade numérica, iniciada em 24 de novembro para os DDDs, 47 (SC), 69 (RO), 71 e 73 (BA) e 89 (PI) registra que, nos primeiros quatro dias úteis o novo serviço mobilizou 1.901 usuários a pedir transferências. Da capital baiana, Salvador, no DDD 71, foi encaminhado o maior volume de solicitações, somando 1.018 pedidos, com prevalência de assinantes de telefonia fixa, sendo 558 desses e 460 de usuários de telefones móveis.
A Base de Dados de Referência da ABR Telecom mostra que nas regiões que têm portabilidade desde a última segunda-feira (24), o total de pedidos divide-se entre 54% (1.026) originários de telefones móveis e 46% (875) de fixos.


Mesmo antes de completar os cinco dias úteis para a efetivação das transferências solicitadas na segunda-feira, o que se realizaria na próxima semana, a ABR T registra que 284 pedidos já foram atendidos na nova região e seus usuários já se beneficiam da portabilidade. Desses, 265 são telefones móveis e 19 fixos.

Nenhum comentário:

Página Anterior Próxima Página Home