Tim, Oi, Vivo e Claro se alternaram na liderança em adições líquidas mensais de celular em 2008.
Fig 3 Líder em adições líquidas em cada mês
A Tim começou o ano na frente mas reduziu o seu ritmo de crescimento no 2º semestre de 2008. A Oi esteve sempre na briga pela liderança, tendo sido a operadora com maior share de adições líquidas em 5 dos 11 meses no período de janeiro a novembro de 2008. Vivo e Claro entraram mais fortemente na disputa a partir do mês de maio, embalados pelas promoções de aparelhos do dia das mães, dia dos namorados e dia dos pais.
Fig. 2 Evolução do acumulado em adições líquidas de Tim, Oi, Vivo e Claro
A Claro, com adições líquidas de 7,2 milhões de celulares no acumulado do ano até Nov/08, e a Oi, com 6,9 milhões, estão à frente na briga pela liderança em adições líquidas em 2008.
Fig 1. acumulado de adições líquidas Jan-nov/08
A Claro, que foi a líder em adições líquidas em 2007 com 6,1 milhões de celulares, terá de suar a camisa para conquistar esta liderança em 2008. Tem, no entanto, como trunfo a sua força nas promoções de aparelhos que no Natal são uma vantagem para operadoras que vendem aparelhos a preços subsidiados.
Já a Oi, dependerá de seu desempenho em São Paulo para conquistar esta liderança. A Oi conquistou 1,2 milhões de celulares na sua estréia no estado em outubro e 462 mil celulares em novembro. Seria mais fácil para a Oi conquistar esta liderança se ela já tivesse incorporado a Brasil Telecom.
A disputa acirrada entre estas operadoras em 2008 está levando a um crescimento recorde do celular. As adições líquidas acumuladas no ano já somam mais de 26 milhões de celulares e 31 milhões nos últimos 12 meses. As promoções colocadas na praça pelas operadoras apontam para um crescimento do celular no natal superior aos 4,7 milhões de Dez/07. O Brasil deve terminar o ano com mais de 152 milhões de celulares.
- Quem será o líder em adições líquidas em 2008?
- Quem será o líder em adições líquidas no Natal?
- Qual será o crescimento do celular em Dez/08?
Envie o seu email para oimovelsampa@oi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário